Raça do Mês

 

 

 

 

AFFENPINSCHER

Foto. Divulgação Revista Pequenos Cães

AFFENPINSCHER

País de origem: Alemanha.  Em alemão, Affenpinscher é “Pinscher-macaco”, nome dado pela semelhança de sua cabeça pequena com a de alguns símios. Trata-se de uma raça de cães, provavelmente, descendente do Griffon de Bruxelas.
Eles são descendentes do Pinscher Alemão de Pelo Duro e o colar de pelos ásperos ao redor da cabeça enfatiza a expressão de macaquinho.
A raça é certamente antiga e a prova disto é que existem pinturas anteriores ao século XVII nas quais aparecem cães com aparência similar a ele. Sua popularidade não deixou de aumentar desde o final dos anos 30, época em que passou a ser notado nas exposições de cães.
Originalmente usado como cão de companhia na região Sul da Alemanha. Seus ancestrais foram descritos por Albrecht Dürer (1471 – 1528) em suas xilogravuras (gravuras em madeira). A primeira aparição de um Affenpinscher em uma exposição foi no ano de 1879. Esses toys foram muito populares naquele século.

Aparência geral: Cão de pelo duro, pequeno e compacto com uma expressão de macaco. Proporções importantes: A relação de comprimento para altura deve fazer com que sua estrutura pareça a mais quadrada possível.
Comportamento/Temperamento
: Sem medo, alerta, persistente e fiel, às vezes “impaciente”. Ele é agradável cão de família em todos os aspectos. 
Cabeça
: Crânio: Mais redondo do que alongado, no conjunto, não muito pesado;abobadado em altura, com testa pronunciada.Região Facial: Trufa: redonda, cheia e preta. Focinho: Curto e reto; não curvado para cima. Cana nasal reta.  Lábios: Bem aderentes aos maxilares e pretos. Olhos: Escuros, mais para redondos e cheios. Pigmentados de preto. Orelhas: Inseridas altas, portadas planas, viradas para a frente em forma de “V”.
Tronco
: Forte, quadrado e compacto.
Peito
: Ligeiramente achatado dos lados, moderamente largo, alcançando além do nível dos cotovelos.
Cauda: Natural; busca-se que seja portada em forma de sabre e foice.
Pelagem
: A pelagem sobre o corpo deve ser áspera e densa. A cabeça é tipicamente adornada por sobrancelhas espessas, cerdosas e por pelos em forma de coroa ao redor dos olhos; por uma barba expressiva, pelo topete e por pelos nas bochechas. A pelagem da cabeça deve ser a mais dura, espalhada e mais reta possível. Cor: preto puro com sub-pelo preto. Altura e peso – machos e Fêmeas: 25 a 30 cm e aproximadamente de 4 a 6 kg .

 


Para acessarem outras raças cliquem aqui: